Jul 1, 2020
Uma conversa franca, tela a tela, com o jornalista e escritor cretense, Francisco Reginaldo de Sá Menezes, ou, simplesmente, Xico Sá. Ele qualificou e jogou seu holofote de farol náutico pros pratos principais da política, pandemia, preconceitos, pornografia e, pra não ficar parecendo a língua do "p", também rejuvenesceu lembranças do tempo de menino no Cariri que ainda hoje inspiram sua escrita. Que ser humano sensacional! Pra não ficar criando mais expectativas, tire suas próprias conclusões dando o play no episódio.
Quando meu amigo jornalista Aécio Santiago disse que poderia ser possível uma entrevista com Xico Sá, fiz a solicitação e segui a vida, como quem não acreditasse que fosse possível. Não mais que alguns dias, generosamente, interessou-se pela conversar e falamos como se bons conhecidos fôssemos. Grato a ele à Larissa, que proporcionaram esse encontro.
Se liga na timeline do episódio:
[00:26] Introdução
[1:48] Recadalhos (Vídeos exclusivos no Youtube com temas de produção de podcast na prática https://www.youtube.com/watch?v=oleRjmohCGg / Live da Abpod https://www.youtube.com/watch?v=3nJhaJi88bM e Arena Podcast na Campus Party https://brasil.campus-party.org)
[4:15] Cronista engolido pelo "surrealismo da realidade";
[8:02] Debates civilizado fora de mora, grupo de Whatsapp da família e haters;
[11:10] Auto-estima do nordestino contra o preconceito regional;
[18:05] Apetite por Pequi, Mercado do Pirajá, Chapada do Araripe e "menos mi-mi-mi, mais Cariri"
[21:32] O erro do Flamengo e o retorno precoce do futebol
[28:50] Pronografia, erotismo e o que não se pode esquecer
[34:56] A perda do romantismo do jornalismo
[39:42] Cheiro do Queijo
[44:05] Follow and unfollow
Acompanha e assina o canal do Serifacast no Youtube, com os principais trechos do podcast em vídeo: https://www.youtube.com/channel/UC008Eo3hRa2R8ow56VK4ceg?view_as=subscriber
Onde mais?
Spotify: https://open.spotify.com/show/4boBd4AWLmd9YT2joLIjoy
Apple Podcast: https://podcasts.apple.com/us/podcast/serifacast/id1075700365